segunda-feira, 28 de julho de 2008

Características dos Pianos

O piano é caracterizado como um instrumento de percussão, pois o som é produzido por batentes revestidos por material macio, que são denominados martelos, que são acionados por teclas tocam em cordas esticadas e presas em estruturas de madeira ou metal que vibram e produzem sons.


Tipos de Piano

· Piano de Cauda:




Esse tipo de piano é montado horizontalmente, isso significa que suas cordas são “deitadas” dentro da cauda do piano, o que consome muito espaço. Existem modelos de 1,8m a 3,0m de comprimento. Esse tipo de piano é utilizado em salas de concerto altas e com boa acústica.





· Piano Vertical:



Esse tipo de piano é montado verticalmente, isso significa que suas cordas estão “em pé” dentro do piano. Suas armações podem ser feitas de madeira ou ferro e os martelos não se beneficiam da força da gravidade.





· Piano automático ou pianola:






É um piano com um dispositivo mecânico que permite apertar as teclas em uma seqüencia marcada em um rolo.



Teclados:
Em sua grande maioria, os pianos modernos possuem oitenta e oito teclas (sete oitavas mais uma terça menor, desde o Lá 0 (27,5Hz) ao Dó 8 (4978Hz)). Pianos mais antigos possuem oitenta e cinco (exatamente sete oitavas, desde o Lá 0 (27,5Hz) ao Lá 7 (3520Hz)). A marca austríaca Bosendörfer fabrica pianos com oito oitavas. As teclas das notas naturais, como dó, ré, mi, fá, sol, lá e si são brancas e as teclas dos acidentes (dó#, ré#, fá#, sol# e lá# na ordem dos sustenidos e as correspondentes ré♭, mi♭, sol♭, lá♭ e si♭ na ordem dos bemóis) são da cor preta. São feitas em madeira, sendo as pretas de revestidas geralmente por ébano e as brancas por marfim ou material plástico.


Pedais:
Os pianos têm geralmente dois ou três pedais, sendo sempre o da direita o que permite que as cordas vibrem livremente, “prolongando” o som. Esse pedal permite executar uma técnica chamada legato, como se o som das notas que se sucedem fossem um som contínuo. Compositores como Frederick Chopin usaram esse pedal em muitas de suas peças.
O pedal esquerdo é o denominado “una corda”. O nome “una corda” surgiu, pois, nos primeiros pianos, o “desvio” permitia que apenas uma corda fosse percutida. Nos pianos verticais o pedal esquerdo consegue obter um efeito semelhante ao deslocar os martelos para uma posição de descanso mais próxima das cordas.
O pedal central, chamado de sostenuto possibilita fazer vibrar livremente apenas a(s) nota(s) cujas teclas estão sendo pressionadas no momento do acionamento dos pedais. As notas acionadas posteriormente não soarão livremente, sendo interrompidas assim que o pianista soltar as teclas. Isso possibilita sustentar algumas notas enquanto as mãos do pianista se encontram livres para tocar outras notas, o que é muito útil ao realizar, por exemplo, passagens em baixo contínuo. O pedal sostenuto foi o último a ser adicionado ao piano. Atualmente, quase todos os pianos de cauda possuem esse tipo de pedal, enquanto entre pianos verticais ainda há muitos que não o apresentam. Em muitos pianos verticais, nos quais o pedal central de sostenuto foi abolido, há no lugar do pedal central um mecanismo de surdina, que serve apenas para abafar o som do instrumento.

Nenhum comentário: