segunda-feira, 28 de julho de 2008

A Física do Piano




O piano é um instrumento de corda que, diferentemente da maioria dos instrumentos de corda, não necessita que o músico pressione as cordas para produzir notas ou tons diferentes. O piano possui 88 teclas, cada uma produzindo uma freqüência diferente.
Cada tecla do piano é ligada a um martelinho que bate nas cordas quando a tecla é pressionada fazendo com que elas vibrem. As cordas se diferenciam umas das outras por sua extensão e espessura. Quanto mais longas e espessas menor a freqüência que produzem e quanto mais curtas e finas a freqüência será maior.
As teclas mais à esquerda estão ligadas às cordas de menor freqüência e vão gradativamente aumentando de freqüência à medida que se posicionam mais à direita.
As freqüências que o piano produz se situam entre 27,5Hz e 4186Hz. Cada nota (dó,ré,mi,fá,sol,lá,si) pode ser produzida em várias freqüências diferentes, desde a mais grave até a mais aguda permitindo que o piano possa realizar milhões de melodias, ou a mesma melodia em diversos tons.

Nenhum comentário: